Painel de graduação: A Teoria da história e a história da historiografia na sala de aula da educação básica

 

Um dos desafios para o ensino básico de história hoje é a abordagem de questões do campo da teoria da história e da história da historiografia no interior de currículos marcados ainda por certo engessamento factual.  A área tem acompanhado importantes contribuições vindas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e, mais recentemente da Nova Base Nacional Comum Curricular, no sentido de flexibilizar e dinamizar conteúdos tradicionalmente marcados pelo detalhamento exaustivo de eventos e processos específicos da história geral e do Brasil. Debates teóricos e elementos da história da historiografia, embora cada vez mais presentes, ainda aparecem timidamente na maior parte dos livros didáticos. Sabemos, entretanto, como o campo do ensino de história é hoje fortemente marcado por um rico debate teórico.  Os cursos de licenciatura em história cada vez mais se mostram atentos ao esforço crítico que os profissionais da área devem manter sobre seus pressupostos teórico-metodológicos e sobre sua inserção em determinada memória disciplinar. A hiper aceleração do consumo e das informações, a virtualização da vida, a crise das democracias e a iminência da catástrofe climática tornam ainda mais urgente, não apenas a desconstrução crítica, mas também imaginar novos olhares para as experiências históricas, atuais e presentes, novas formas de ensinar história, bem como novas histórias a serem ensinadas. Em um mundo em intensa transformação, o ensino de história é hoje uma crucial arena de disputas pelo mundo e pelo Brasil plural, diverso e justo que queremos e precisamos imaginar. 

Tornar acessíveis e operativos os debates e conceitos da teoria da história e da história da historiografia para jovens estudantes  é um grande estímulo e também um grande desafio para o professor de história em formação.  Este painel  de graduação acolherá, portanto, propostas práticas de intervenção didática que se dediquem a estimular nos estudantes da escola básica o olhar teórico para o mundo contemporâneo, para sua experiência atual como jovens e para a própria disciplina histórica neste início do século XXI. As propostas devem ser  factíveis  e adequadas ao currículo atual da escola básica, seguindo as diretrizes presentes nas normas de inscrição.

 

As inscrições para apresentação de propostas no Painel de Graduação estão encerradas.

→ As propostas de trabalho devem ser enviadas até o dia 07 de junho, através da área do/a inscrito/a. Confira aqui as normas e orientações para para a elaboração da posposta.