Painel de graduação: A Teoria da história e a história da historiografia na sala de aula da educação básica
Um dos desafios para o ensino básico de história hoje é a abordagem de questões do campo da teoria da história e da história da historiografia no interior de currículos marcados ainda por certo engessamento factual. A área tem acompanhado importantes contribuições vindas dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e, mais recentemente da Nova Base Nacional Comum Curricular, no sentido de flexibilizar e dinamizar conteúdos tradicionalmente marcados pelo detalhamento exaustivo de eventos e processos específicos da história geral e do Brasil. Debates teóricos e elementos da história da historiografia, embora cada vez mais presentes, ainda aparecem timidamente na maior parte dos livros didáticos. Sabemos, entretanto, como o campo do ensino de história é hoje fortemente marcado por um rico debate teórico. Os cursos de licenciatura em história cada vez mais se mostram atentos ao esforço crítico que os profissionais da área devem manter sobre seus pressupostos teórico-metodológicos e sobre sua inserção em determinada memória disciplinar. A hiper aceleração do consumo e das informações, a virtualização da vida, a crise das democracias e a iminência da catástrofe climática tornam ainda mais urgente, não apenas a desconstrução crítica, mas também imaginar novos olhares para as experiências históricas, atuais e presentes, novas formas de ensinar história, bem como novas histórias a serem ensinadas. Em um mundo em intensa transformação, o ensino de história é hoje uma crucial arena de disputas pelo mundo e pelo Brasil plural, diverso e justo que queremos e precisamos imaginar.
Tornar acessíveis e operativos os debates e conceitos da teoria da história e da história da historiografia para jovens estudantes é um grande estímulo e também um grande desafio para o professor de história em formação. Este painel de graduação acolheu, portanto, propostas práticas de intervenção didática que se dediquem a estimular nos estudantes da escola básica o olhar teórico para o mundo contemporâneo, para sua experiência atual como jovens e para a própria disciplina histórica neste início do século XXI. As propostas deveriam ser factíveis e adequadas ao currículo atual da escola básica, seguindo as diretrizes presentes nas normas de inscrição.
GANHADORAS:
– História e ditadura militar: uma proposta de letramento histórico a partir dos usos de materiais digitais – Janizi das Dores Rodrigues (URCA), Cicera Kaylane Oliveira Barros (URCA), Clarissa Benjamim de Queiroz (URCA)
MENÇÕES HONROSAS:
– Rexistindo no Antropoceno: resistência ecológica na escola a partir de questões de gênero – Júlia Moraes Coelho (UNIFAL-MG)
– Entre versos: explorando a poesia e historiografia na educação básica – Atanázio José de Oliveira Júnior (UEMG)
– Reconstruindo Narrativas: Desafios do racismo na história – Ilza Maria Ferreira dos Santos (URCA), Ligiane Nunes Alves Ferreira (URCA)
– Sonoridades Históricas Afro-indígenas de Barra Longa-MG em podcasts – Maycon Gabriel Sant’Ana Gomes (UFOP)